segunda-feira, 23 de novembro de 2009

WELCOME TO VERAHELL

Essa empresa sueco-finlandesa, que se instalou aqui no extremo sul da Bahia desde 2003, é a maior produtora de polpa de celulose do mundo. O tour "Verahell" começou cedo pela estação ecológica em Porto Seguro. Essa unidade de preservação, pesquisa e educação ambiental recebe estudantes, pesquisadores, que catalogam e monitoral as espécies locais. Depois de fazer a trilha ecológica fomos para o berçário dos eucaliptos em Eunápolis, onde mais de 3 mil mudas são produzidas por dia graças a movimentos repetitivos das mãos de funcionários silenciosos. Na floresta de eucaliptos, colheitadeiras operadas por jovens rapazes cortam uma média de 100 árvores por hora. Esse trabalho é concorrido: o salário base é inédito na região. Os benefícios idem. O plano de carreira inclui LER (lesão por esforço repetitivo), afastamento do trabalho com perda significativa dos benefícios e das perspectivas. As instalações da fábrica são dignas de um filme de ficção científica. A 80 metros de altura fica a torre, de onde se vê todos os setores da fábrica, o pobre do Rio Jequitinhonha, infinitas plantações de eucalipto e nada de Mata Atlântica. Muitas chaminés soltam muita fumaça branca e fedorenta. Uma montanha de serragem com 50 metros de altura e resíduos. Muito ruído. Muitas canaletas escoam caldos químicos fumegantes.
Poluição é algo que conheço bem e deixei na Paulicéia há 15 anos. A tecnologia mecânica industrial escandinava encontrou no sul da Bahia recursos e facilidades abundantes para abastecer o mercado europeu.
Como que Freddy Krueger invadindo o cenário de Blade Runner, o panorama das florestas em mosaico com árvores idênticas simetricamente dispostas é desolador. Não se vê um inseto, réptil, pássaro, nada, e os clones, que na Europa levam em média 30 anos para amadurecer, no Brasil atingem a espessura ideal em apenas 8.
O visual arrojado da "planta" e a oferta de emprego com benefícios nunca vistos por aqui são fruto da exploração das nossas riquezas naturais e da mão-de-obra mais barata e desinformada do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário